Elza Soares no II Encontro Afro-Latino, Bahia, 2010
Elza Soares no II Encontro Afro-Latino, Bahia, 2010. Foto: Ministério da Cultura / CC BY 2.0 / Wikimedia Commons.

“O clube não era bom para negros porque a água da piscina tinha um produto que fazia mal à nossa pele.” Foi essa a desculpa que um diretor do clube Pinheiros deu a um amigo dos fundadores do Aristocrata, segundo Luiz Carlos dos Santos, um deles, em entrevista à revista Trip.

“Ali percebemos que, se quiséssemos ter uma piscina para a diversão dos nossos filhos e familiares, teríamos que construir nós mesmos.”

A exclusão tinha endereço

Em março de 1961 nascia o Aristocrata Clube, com sede social num conjunto comercial da rua Álvaro de Carvalho, no centro de São Paulo. Raul dos Santos foi o primeiro presidente. Nos primeiros meses entraram 600 sócios: funcionários públicos, advogados, profissionais liberais.

Eram pessoas negras de classe média que queriam frequentar os clubes tradicionais da cidade e não conseguiam. Regatas Tietê, Espéria, Paulistano, Pinheiros, Sírio-Libanês, Monte Líbano: ser “de cor” bastava para o pedido de sócio voltar com o carimbo de rejeitado, ou para a entrada no salão de bailes, no bar e na piscina ser barrada.

O único lugar dividido em igualdade dentro daqueles clubes era o campo de futebol, e mesmo assim só em dia de jogo contra os próprios clubes.

Sessenta mil metros quadrados, em 24 parcelas

A sede de campo veio depois. O terreno escolhido tinha 60 mil metros quadrados e relevo irregular, na Estrada do Bororé, no Grajaú, zona sul, então uma região de pequenas chácaras. Cinquenta sócios se cotizaram para quitar a dívida da compra em 24 parcelas.

As primeiras obras foram as piscinas: uma olímpica e uma infantil. Elas abriram em 1970, e a inauguração não tinha vestiário nem sede administrativa ao redor.

“Ela representou a redenção da elite negra paulistana. Muitos de nós nunca tinha entrado numa piscina”, contou Luiz Carlos, que quando pequeno nadava nas águas barrentas do rio Tietê. Aurea Maria Neves, que foi secretária geral do clube, definiu aquela piscina como um “grito de liberdade”.

Aos sábados, entre mil e 1.500 pessoas se dividiam entre as piscinas, o futebol, o basquete, o vôlei e o balé. No auge, na década de 1970, o Aristocrata tinha 3.600 sócios. A diretoria chegou a planejar uma escola e um hospital na região.

O palco

O clube também era palco. Segundo reportagem da Agência Mural publicada em 13 de agosto de 2026, passaram por ali Elza Soares, Jorge Ben Jor e, ainda segundo a Mural, os Jackson 5. Essa última passagem não é confirmada por nenhuma outra fonte, e fica registrada aqui como a agência publicou.

O Aristocrata não estava sozinho. No Rio de Janeiro, o Renascença Clube, fundado em 17 de fevereiro de 1951, tinha nome em homenagem ao Harlem Renaissance. Durante os anos 1960, 1970 e 1980, os dois formaram a ponte da elite negra entre as duas cidades.

O que sobrou, e o que fica

A sede de campo acabou desapropriada pela prefeitura. Em 2026, o terreno reabriu como Parque Linear Aristocrata, e é essa reabertura que traz a história de volta ao noticiário.

Vale prestar atenção no que exatamente aconteceu ali. Diante da recusa, aquele grupo não gastou energia pedindo revisão de estatuto nem esperando que os clubes mudassem de ideia. Comprou o terreno, parcelou a dívida entre cinquenta pessoas e construiu a instituição que faltava.

Amos Wilson descreve poder como a capacidade de erguer e sustentar as próprias instituições, com capital próprio, sem depender da autorização de quem exclui. O Aristocrata não é uma história de vítima. É a história de quem ouviu não e foi atrás da escritura.

Fontes: Agência Mural (13 de agosto de 2026), Primeiros Negros e entrevista de Luiz Carlos dos Santos à revista Trip.