Em 6 de março de 1957, Gana se tornou o primeiro país da África subsaariana a conquistar a independência do domínio britânico.

Kwame Nkrumah subiu ao palco naquela noite e disse uma coisa que quase ninguém repete hoje: a independência de Gana não tinha sentido se não estivesse ligada à libertação total do continente africano.

Não era retórica de discurso. Era projeto político.

Nkrumah defendia uma África unificada. Não uma federação simbólica, não um bloco de cooperação. Um governo continental, com moeda própria e comando militar único. Ele entendia que dezenas de países pequenos, cada um negociando sozinho com as antigas metrópoles, continuariam colônias com outro nome.

O que aconteceu com o projeto

Em 1963 nasceu a Organização da Unidade Africana, com 32 países. Foi uma vitória e uma derrota ao mesmo tempo. Vitória porque a unidade africana virou instituição. Derrota porque venceu a corrente que queria cooperação entre Estados soberanos, não a que queria um Estado continental.

Nkrumah perdeu essa disputa. Em 1966, enquanto estava fora do país, um golpe militar o derrubou. Ele nunca voltou a governar.

Quase setenta anos depois, catorze países africanos ainda usam o franco CFA, moeda com paridade fixa ao euro e garantia do Tesouro francês. São duas zonas monetárias, a da África Ocidental e a da África Central, herdadas diretamente do período colonial.

Uma bandeira nova não muda quem controla a moeda.

Por que isso é uma questão psicológica, não só econômica

Amos Wilson dedicou boa parte de sua obra a mostrar que dominação não se sustenta apenas por força. Ela precisa que o dominado internalize a ordem como natural.

Em Consciência Afrikano-Centrada versus Nova Ordem Mundial, ele argumenta que a independência formal sem soberania econômica e sem soberania mental produz uma elite que administra a dependência em vez de rompê-la. O aparato colonial sai de cena, a estrutura permanece, e passa a ser operada por gente local.

Em A Falsificação da Consciência Afrikana, ele vai à raiz: apagar a memória de projetos africanos de autodeterminação não é efeito colateral do colonialismo. É ferramenta. Quem não sabe que existiu um projeto continental não sente falta dele.

É por isso que Nkrumah é lembrado no Brasil, quando é lembrado, como uma figura distante de manual escolar. Não como alguém que fez uma pergunta que continua sem resposta.

A pergunta é essa: independência de quem, exatamente?

Fontes: African Arguments e The Africa Report, julho e agosto de 2026.