As jogadoras da seleção feminina do Senegal se classificaram para a Copa Africana em outubro de 2025. Receberam os bônus em 20 de julho de 2026, na cerimônia de entrega da bandeira, poucas horas antes de embarcar para o Marrocos. Nove meses de espera.

Cada jogadora recebeu, segundo a imprensa senegalesa, mais de dois milhões de francos CFA, um valor que soma o bônus de classificação ao de participação no torneio inteiro. Já no Marrocos, a delegação ainda foi obrigada a deixar o hotel por contas não pagas.

O primeiro andar: a CAF

A Confederação Africana de Futebol organiza o torneio e distribui o dinheiro. Para a Copa Africana feminina de 2026, a CAF pagou 150 mil dólares a cada uma das dezesseis seleções, apenas pela participação. O bolo total foi de 5,8 milhões de dólares, com 2 milhões para a campeã. É um recorde: representa um aumento de 67% sobre a edição anterior.

A comparação com o masculino é o que dá a escala. A Copa Africana masculina de 2025 distribuiu 35,5 milhões de dólares, e o campeão levou 10 milhões. O campeão foi o Senegal.

O segundo andar: a federação

Aqui está o gargalo, e ele é estrutural: CAF e FIFA não pagam atleta. Pagam federação. É a federação que decide quanto desce, e quando.

A Federação Senegalesa de Futebol recebeu da FIFA cerca de 9 bilhões de francos CFA, aproximadamente 15,5 milhões de dólares, pela classificação da seleção masculina às oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. É perto de 90% do orçamento anual da entidade, estimado em 10 bilhões de francos CFA, numa tacada só.

E os homens receberam em dia? Também não. O técnico Pape Thiaw comandou a seleção na Copa do Mundo sem contrato e com cinco meses de salário atrasado. O hotel escolhido como base nos Estados Unidos ficou abaixo do padrão. Cortes de custo deixaram a delegação sem o cozinheiro original. Enquanto isso, segundo a imprensa africana, dirigentes da federação levaram famílias e comitivas pessoais aos Estados Unidos às custas da própria FSF.

Não é escassez. É captura. O dinheiro entra e para no meio do caminho.

O terceiro andar: as ligas

Este quase ninguém comenta. A maioria das jogadoras senegalesas atua na liga do próprio país, em clubes semiprofissionais. Para elas, o bônus de seleção não é um extra: com frequência é a renda. Nove meses de atraso não é humilhação, é falta de dinheiro para viver.

Os homens jogam na Inglaterra, na França, na Turquia. Para eles, o atraso é constrangimento, não sobrevivência.

E há um fluxo que corre no sentido inverso ao que se imagina. A FIFA paga aos clubes que liberam jogadores para a Copa do Mundo: o Programa de Benefícios aos Clubes de 2026 soma 355 milhões de dólares, com pelo menos 5 mil dólares por jogador por dia. No caso do Senegal, esse cheque vai principalmente para clubes europeus. A liga africana forma o jogador, exporta o jogador, e quando ele brilha no maior palco do mundo, quem recebe é o clube que comprou o produto pronto.

Até a moeda conta a história

O franco CFA foi criado em 26 de dezembro de 1945 pelo governo francês. Naquele momento, a sigla significava franc des Colonies Françaises d'Afrique: franco das Colônias Francesas da África. Depois das independências, passou a significar Comunidade Financeira Africana. Trocaram o nome; a lógica de valor atrelado permaneceu, hoje ancorada no euro.

O banco central que emite essa moeda na África Ocidental, o BCEAO, fica em Dakar. As taxas que governam a âncora são decididas em Frankfurt.

A arquitetura completa: a liga senegalesa forma, o clube europeu lucra, a FIFA e a CAF pagam a federação, a federação segura, e a jogadora recebe nove meses depois, num valor fixado numa moeda que nasceu com a palavra colônia no nome.

Fontes: CAF, FIFA, Dailysports, Journal du Sénégal, africasoccer.com e BCEAO, 2026.